Copland

Copland
Versão do sistema operativo Macintosh
Modelo Software privativo
Mercado-alvo Usuários Macintosh
Idioma(s) Inglês
Plataformas Power Macintosh
Núcleo Micronúcleo
Estado de desenvolvimento
Descontinuado
Cronologia
System 7
Mac OS 8

O Copland é um sistema operacional desenvolvido pela Apple para computadores Macintosh entre 1994 e 1996, mas nunca lançado comercialmente. Ele foi planejado para ser lançado com o nome System 8 e, posteriormente, Mac OS 8.[1] Planejado como um sucessor moderno do antigo System 7, o Copland introduziu memória protegida, multitarefa preemptiva e vários novos recursos subjacentes do sistema operacional, mantendo a compatibilidade com os aplicativos Mac existentes. O sucessor provisoriamente planejado do Copland, com o codinome Gershwin, tinha a intenção de adicionar recursos mais avançados, como o multithreading em nível de aplicativo.

O desenvolvimento começou oficialmente em março de 1994. Nos anos seguintes, as prévias do Copland foram muito divulgadas na imprensa, apresentando ao público do Mac conceitos do sistema operacional, como orientação a objetos, proteção contra falhas e multitarefa. Em agosto de 1995, David Nagel, um vice-presidente sênior, anunciou na Macworld Expo que o Copland seria lançado em meados de 1996. Em maio do ano seguinte, Gil Amelio declarou que o Copland era o foco principal da empresa, visando a um lançamento no final do ano. Internamente, no entanto, o esforço de desenvolvimento estava repleto de problemas devido à disfunção da equipe corporativa e do gerenciamento de projetos. Os marcos de desenvolvimento e as datas de lançamento do desenvolvedor foram perdidos repetidamente.

Ellen Hancock foi contratada para colocar o projeto de volta nos trilhos, mas rapidamente concluiu que ele nunca poderia ser lançado. Em agosto de 1996, foi anunciado que o Copland havia sido cancelado e que a Apple procuraria um novo sistema operacional fora da empresa. Entre muitas opções, a empresa escolheu o NeXTSTEP e comprou a NeXT em 1997 para obtê-lo. No período intermediário, enquanto o NeXTSTEP era portado para o Mac, a Apple lançou o Mac OS 8, muito mais voltado para o legado, em 1997, com base na adição de componentes do Copland, e o Mac OS 9, em 1999, para fazer a transição. O Mac OS X tornou-se o sistema operacional de próxima geração da Apple em 2001.

A iniciativa de desenvolvimento do Copland foi descrita como um exemplo de redução de recursos. Em 2008, a PC World incluiu o Copland em uma lista dos maiores fracassos de projetos na história da tecnologia da informação (TI).

  1. Tracy, Phillip (27 de dezembro de 2023). «Apple's 12 worst product failures of all time». Quartz (em inglês). Consultado em 7 de março de 2024 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search